Passos: actual crise «a todos convoca» - TVI

Passos: actual crise «a todos convoca»

Primeiro-ministro português saudou os «reequilíbrios em curso à escala global»

O primeiro-ministro saudou, este sábado, os «reequilíbrios em curso à escala global, em que a produção de riqueza, o crescimento e o emprego estão a ser liderados por novos atores e centros de desenvolvimento» como a América Latina.

«Saudamos esta mudança. É uma mudança profunda que nos leva a rever os nossos hábitos de consumo e a revisitar o nosso tecido produtivo, e que nos obriga a reformar e renovar para voltar a ser competitivos e inovadores», afirmou Passos Coelho.

Numa intervenção na XXI Cimeira Ibero-Americana, em Assunção, no Paraguai, o primeiro-ministro defendeu que a actual crise «não é apenas europeia, é uma crise mundial cuja origem remonta à década passada» e que «a todos convoca», na Europa, na América e nos restantes continentes.

De acordo com Passos Coelho, «os choques que estão a abalar a economia mundial são, também, o reflexo dos ajustamentos e reequilíbrios em curso à escala global, em que a produção de riqueza, o crescimento e o emprego estão a ser liderados por novos actores e centros de desenvolvimento», factor que pode produzir transformações positivas.

No que respeita à União Europeia, o primeiro-ministro referiu que iria ter a oportunidade, durante o período desta cimeira fechado à comunicação social, o chamado «retiro», de falar dos resultados da última cimeira da zona euro, que classificou como uma «das mais determinantes cimeiras da história da construção europeia».

Passos Coelho acrescentou que iria, nessa oportunidade, «salientar os esforços que Portugal e a União Europeia estão a desenvolver para responder à crise sistémica».
Continue a ler esta notícia