Passos ligou «desvio» a «trabalho colossal» - TVI

Passos ligou «desvio» a «trabalho colossal»

PSD mostrou imagens da reunião com a frase completa do líder do partido

Relacionados
O PSD cedeu esta sexta-feira imagens da reunião de 12 de Julho do seu Conselho Nacional que mostram Pedro Passos Coelho a falar num «desvio» relativo às metas orçamentais que vai exigir um trabalho «colossal», escreve a Lusa.

Estas imagens, transmitidas pela RTP1, comprovam as declarações feitas pelo primeiro-ministro e presidente do PSD na quinta-feira, em Bruxelas, negando ter utilizado a expressão «desvio colossal» naquela reunião partidária e contrapondo que falou antes num «esforço colossal» que o Estado terá de fazer em matéria de contas públicas.

Nas imagens esta sexta-feira divulgadas, Passos Coelho aparece a fazer a seguinte declaração: «Para mim não foi uma surpresa, mas há muitas pessoas que ficaram surpreendidas com o desvio que encontraram face àquilo que foi criado como expectativa pelo Governo anterior. O trabalho que o Governo vai ter de fazer para recuperar o desvio que existe quanto às metas orçamentais que estavam previstas é colossal, é realmente muito, muito grande».

Há dez dias, quando se realizou a reunião do Conselho Nacional do PSD, foi feito um relato da intervenção de Passos Coelho aos jornalistas presentes no local, segundo o qual o primeiro-ministro teria afirmado, a propósito das contas públicas, que os membros do seu Governo ficaram «surpreendidos com o desvio que encontraram em relação ao que o anterior executivo dizia», acrescentando tratar-se de «um desvio colossal em relação às metas estabelecidas».

A utilização da expressão «desvio colossal», que motivou reacções críticas por parte do PS, nunca foi oficialmente desmentida, embora tenha sido posta em causa pelo ministro das Finanças, Vítor Gaspar, dois dias depois.

Vítor Gaspar, que ressalvou não ter «nenhuma informação autêntica» sobre a declaração feita no Conselho Nacional do PSD, sugeriu que a ideia transmitida por Passos Coelho teria sido a de que «foram detectados desvios» e a consolidação orçamental «vai exigir um trabalho colossal».

No mesmo dia, questionado pela comunicação social, o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, corroborou essa versão: «Estive no Conselho Nacional e posso atestar a fidedignidade de tudo aquilo que foi dito pelo senhor ministro de Estado e das Finanças».
Continue a ler esta notícia

Relacionados