Passos: PEC serve para «desencadear crise» - TVI

Passos: PEC serve para «desencadear crise»

Líder do PSD diz que Governo quer responsabilizar o seu partido por pedido de ajuda externo

Relacionados
O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou esta quinta-feira o Governo de apresentar o mais recente PEC em Bruxelas «com o único propósito de desencadear uma crise política» em Portugal.

«É uma trapalhada muito grande. O Governo antecipou a apresentação do seu PEC com o único propósito de desencadear uma crise política em Portugal. Visava apenas responsabilizar o PSD por um pedido de ajuda externa que o Governo já estava a preparar», disse, citado pela Lusa.

Falando numa conferência de encerramento da iniciativa «Porto de Emprego de 2011», organizada na Faculdade de Economia do Porto, Passos Coelho disse também que Portugal tem, em matéria de finanças, «esqueletos no armário», já que o Governo «tem ocultado a informação correcta, aos mercados, aos portugueses e aos parceiros europeus».

O líder social-democrata considerou que o país «onerou demasiado as gerações futuras», mas admitiu que é possível sair da situação actual.

«Temos de adoptar medidas rápidas, que saiam mesmo do papel» em matéria de despesa pública. «Não podem ficar-se pelos cortes dos salários ou das transferências para as autarquias», afirmou.

Passos Coelho considerou que a racionalização do sector empresarial do Estado «é um imperativo que nada tem de ideológico» e que se deve «ao facto de a sociedade portuguesa não ter meios para o sustentar».

É, portanto, «um aspecto prático. Já não há impostos e contribuintes que consigam sustentar a intervenção do Estado no sector empresarial», declarou.

Passos Coelho esteve esta quinta-feira reunido com o Presidente da República , Aníbal Cavaco Silva, para «transmitir a posição formal do PSD sobre a situação que se está viver no país».

Numa declaração aos jornalistas sem direito a perguntas, Passos Coelho reiterou a Cavaco a posição «firme» e «irredutível» do PSD contra as novas medidas de austeridade anunciadas pelo Governo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos