«PM quer apenas a entrada do FMI» - TVI

«PM quer apenas a entrada do FMI»

Bernardino Soares

«Em menos de 24 horas o Governo obedeceu ao que a banca mandou fazer», diz Bernardino Soares

O PCP reagiu esta quarta-feira ao pedido de ajuda externa anunciado por José Sócrates. «O primeiro-ministro não quis ouvir. O primeiro-ministro quer apenas a entrada do FMI», disse Bernardino Soares, em declarações aos jornalistas no Parlamento.

«Os portugueses já perceberam que ele é responsável. O PSD e o CDS também são responsáveis porque apoiaram estas políticas. É por isso que os portugueses têm que pedir uma mudança política», disse.

«Esta é uma decisão da maior gravidade para o país», afirmou o líder da bancada do PCP, Bernardino Soares. Sublinhando que os problemas já começaram há muito tempo e que não é consequência da rejeição do chamado PEC IV, Bernardino Soares atribuiu ao primeiro-ministro e ao PS «seríssimas responsabilidades na situação a que o país chegou».

O líder da bancada comunista classificou ainda como «curioso» que, se por um lado o primeiro-ministro «se quis demarcar das causas desta situação pelas quais é responsável», por outro lado também não falou das consequências.

«Porque não explicou que medidas é que o Governo admite vir aceitar como contrapartida de uma eventual ajuda financeira da União Europeia? Não explicou o que é que vão querer impor mais aos portugueses, o que é que vão querer cortar mais nas pensões e nos salários, que medidas ainda mais recessivas vão aplicar», notou.

O líder parlamentar do PCP reafirmou ainda que «em menos de 24 horas o Governo obedeceu ao que a banca mandou fazer».
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE