Saiba quantas nomeações fez o Governo - TVI

Saiba quantas nomeações fez o Governo

Governo esclarece que apenas fez cerca de 190 nomeações e 910 são reconduções dos já titulares dos cargos

O Governo esclareceu esta segunda-feira que dos 1.100 despachos publicados em Diário da República respeitantes a nomeações, «apenas cerca de 190 correspondem a novas nomeações», acrescentando que estes números excluem os gabinetes dos ministros e secretários de Estado.

Fonte oficial do gabinete do ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, explicou à agência Lusa que «o trabalho do Governo na atualização do portal [das nomeações] reportou-se às nomeações dos serviços e organismos dirigidos e tutelados pelos diversos ministérios, ou seja, as nomeações na administração directa e indirecta do Estado e no sector empresarial», ficando de fora os nomeados para os gabinetes ministeriais e das secretarias de Estado.

«Assim, dos despachos publicados em Diário da República, apenas cerca de 190 correspondem a novas nomeações, pois os restantes 910 são reconduções dos já titulares dos cargos, que se mantiveram em funções», acrescentou a mesma fonte.

Uma nota oficial do gabinete de Miguel Relvas entretanto enviada à Lusa acrescenta ainda que «algumas dessas nomeações correspondem a organismos que estão em processo de extinção e foram efectuadas para garantir a continuidade da prestação dos respetivos serviços públicos».

Por outro, diz ainda a mesma nota, no site agora actualizado foram contabilizadas todas as reconduções, «embora algumas destas não necessitem de despacho».

O Governo contabiliza esta segunda-feira no seu site oficial um total de 1.682 nomeações para os gabinetes do Executivo, a administração directa e indirecta do Estado e o setor empresarial público, entre as quais 962 reconduções das mesmas pessoas nos cargos.
Continue a ler esta notícia