Sondagem: PS e PSD separados por 2,2 pontos - TVI

Sondagem: PS e PSD separados por 2,2 pontos

Eleições presidenciais - ANTONIO COTRIM/LUSA

Social-democratas levam uma ligeira vantagem sobre os socialistas

Relacionados
PS e PSD estão praticamente empatados na sondagem da Intercampus para a TVI e Jornal «Público», mas os social-democratas levam uma ligeira vantagem sobre os socialistas.

A projecção de resultados da indica que a diferença entre os dois principais partidos está situada agora em apenas 2,2 pontos percentuais. O PSD tem 37% das intenções de voto, o PS 34,8%, o CDS regista 10,5 %, a CDU 7,9% e o Bloco de Esquerda 7%, enquanto que os restantes partidos recebem 2,8% das intenções.

Mas há ainda um grande número de pessoas que não decidiu o sentido de voto: 46,2% dos inquiridos não sabe em quem vai votar ou não responde. O que aumenta ainda mais a expectativa sobre o resultado eleitoral.

Esta é a primeira de uma série de sondagens que a TVI vai divulgar duas vezes por semana até às eleições, para avaliar o comportamento dos eleitores, numa das legislativas mais disputadas de sempre. De acordo com os dados obtidos neste primeiro estudo, será difícil construir uma coligação que garanta, sem margem de dúvidas, a maioria dos deputados.

A única garantia de maioria absoluta é dada por uma coligação entre o PS e o PSD, neste momento.

A questão da estabilidade política é considerada como decisiva nestas eleições, por isso perguntámos a opinião dos inquiridos. Quem é que deve formar o próximo governo? 29% dizem que deve ser o partido vencedor das eleições, mas 56,9% entendem que deve ser uma coligação.

E qual coligação? A que reúne mais preferências é uma aliança PSD/CDS, mas outras opções obtêm resultados próximos: são as coligações PSD/PS e mesmo a coligação PSD/PS/CDS-PP. Opções muito divididas, portanto.

Na próxima segunda-feira, no Jornal das 8 será apresentada uma nova sondagem. Serão duas por semana, à segunda e à sexta-feira.

A FICHA TÉCNICA DA SONDAGEM

Esta Projecção foi baseada numa Sondagem da INTERCAMPUS, efectuada entre 2 e 5 de Maio, com o objectivo de conhecer a intenção de voto dos portugueses, entre outros temas.

Universo constituído pela população com mais de 18 anos, residente em Portugal Continental. Recolha através de entrevista telefónica num total de 1009 entrevistas: 52.1% dos entrevistados do sexo Feminino, 47.9%do sexo Masculino, com a distribuição etária e por regiões presente no quadro: 32% dos entrevistados com idades entre os 18 e os 34 anos, 33.4% entre os 35 e os 54 anos e 34.6% dos indivíduos com mais de 55 anos. Por regiões 17.9% dos entrevistados residem no Norte Litoral, 13.3% no Grande Porto, 19.5% no Interior, 18% no Centro Litoral, 21.1% na Grande Lisboa e10.1% no Sul. O erro de amostragem, para um intervalo de confiança de 95%, é de mais ou menos 3.08%. A taxa de resposta obtida foi de 47.7%. Nesta sondagem 46.2% dos entrevistados não manifestou a sua opinião
Continue a ler esta notícia

Relacionados