Sondagem: PS ultrapassa PSD - TVI

Sondagem: PS ultrapassa PSD

Projecção Intercampus dá 36,8% a Sócrates e 33,9% a Passos Coelho. Mesmo assim, os dois partidos continuam em empate técnico. CDS regista forte subida

O PS ultrapassa o PSD nas intenções de voto. Nesta última sondagem da Intercampus para a TVI e jornal «Público», divulgada esta sexta-feira, os socialistas chegam aos 36,8% e os sociais-democratas ficam-se pelos 33,9%. Mesmo assim, e tendo em conta a margem de erro de 3,05%, os dois partidos continuam em empate técnico.

Nesta última projecção, o CDS-PP regista uma forte subida, chegando aos 13,4%.

Segue-se a CDU com 7,4% e o Bloco de Esquerda com 6%, enquanto que os restantes partidos recebem 2,4% das intenções.

Na última sondagem da Intercampus, o PSD estava ligeiramente à frente dos socialistas com 36,2%, mas mesmo assim ambos os partidos apresentavam um empate técnico.

Nos últimos quatro dias, inverteram-se posições e o PS tem agora 2,9% de vantagem sobre o PSD. Na segunda-feira, segunda-feira registava um avanço de 1,1% sobre o PS.

A caminho da decisão do dia 5 de Junho, a TVI lança uma série de sondagens que permitem medir o pulso eleitoral do país, à segunda e sexta-feira.

Nesta terceira sondagem, a projecção de resultados eleitorais atribui 33,9% das intenções de voto ao PSD; 36,8% a PS, 13,4% ao CDS; 7,4% à CDU; 6.0% ao Bloco de Esquerda que continua assim em queda acentuada. Outros partidos recebem 2,4% das intenções.

Isto significa que juntos, PS e CDS conseguem 50,2% dos votos. Mas Paulo Portas já disse, no debate na TVI, que não iria para o Governo com Sócrates.

Na comparação com os dados obtidos na sexta-feira, o PSD desce 2,3%; o PS sobe 1,7%; o CDS sobe 2,5%, uma grande subida num curto espaço de tempo; a CDU perde mais três décimas. O Bloco de Esquerda desce 0,4%. Também diminui o voto nos outros partidos em 1,2%.

Ficha técnica sondagem TVI/Público/Intercampus

Esta projecção foi baseada numa Sondagem da INTERCAMPUS, efectuada entre 7 e 12 de Maio, com o objectivo de conhecer a intenção de voto dos portugueses, entre outros temas.

Universo constituído pela população com mais de 18 anos, residente em Portugal Continental. Recolha através de entrevista telefónica num total de 1029 entrevistas: 52,3% dos entrevistados do sexo Feminino, 47,7% do sexo Masculino, com a distribuição etária e por regiões presente no quadro: 31,7% dos entrevistados com idades entre os 18 e os 34 anos, 34,3% entre os 35 e os 54 anos e 34% dos indivíduos com 55 e mais anos.

Por regiões 18,4% dos entrevistados residem no Norte Litoral, 13,6% no Grande Porto, 19,6% no Interior, 17,9% no Centro Litoral, 20,6% na Grande Lisboa e 9,9% no Sul.

O erro de amostragem, para um intervalo de confiança de 95%, é de mais ou menos 3,05%. A taxa de resposta foi de 47,9%. Nesta sondagem 21,2% dos entrevistados não revelaram a sua opção e 22,4% não indicou um partido ou indicou que não votaria. Que quando aplicável, é feita uma distribuição proporcional de registo de não respondentes, sem opinião e abstenção, passando a usar-se a expressão «Projecção».
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE