«Tribunal é para crime, não indisciplina na escola» - TVI

«Tribunal é para crime, não indisciplina na escola»

  • Portugal Diário
  • 30 mar 2008, 18:24
Vídeo de violência numa sala de aula

Louçã criticou judicialização dos problemas escolares

Relacionados
O líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, criticou qualquer tentativa de judicialização ou criminalização dos problemas de indisciplina escolar, considerando que levar para os tribunais essas questões é desistir de as combater, noticia a agência Lusa.

«Judicializar ou criminalizar não resolve os problemas de indisciplina», afirmou Franscisco Louçã, num encontro com professores promovido pelo Bloco de Esquerda, na sede do partido, em Lisboa.

Recordando que o Presidente da República, Cavaco Silva, irá receber em Belém o Procurador-Geral da República, Pinto Monteiro, para falar sobre a violência escolar, Francisco Louçã rejeitou que sejam os tribunais a resolver os problemas de indisciplina nas escolas.

«Não é o tribunal que vai resolver a indisciplina, o tribunal resolve crimes», sublinhou, considerando que levar os problemas de indisciplina para dentro de um tribunal «é desistir de os combater».

O líder do Bloco de Esquerda salientou ainda que «o tempo da escola não é o tempo dos tribunais», não podendo a escola esperar anos para ver resolvido um problema. «O tempo da escola é o dia», declarou.

Contudo, acrescentou, compreende-se que o Presidente da República queira ouvir Pinto Monteiro, não vendo o Bloco de Esquerda «grande problema» no encontro que inicialmente estava agendado para segunda-feira, mas que foi adiado por Cavaco Silva está com gripe.

Ainda a propósito da indisciplina nas escolas, Francisco Louçã condenou a «tentação mórbida» de tentar transformar os casos que são tornados públicos numa «telenovela mexicana», numa alusão implícita à situação que envolveu uma aluna de 15 anos da Escola Secundária Carolina Michaelis, no Porto, e uma professora, no último dia de aulas antes das férias da Páscoa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados