Carlos Marta espera pedido de desculpas de Fernando Ruas - TVI

Carlos Marta espera pedido de desculpas de Fernando Ruas

Fernando Ruas

Em causa estão as afirmações proferidas sobre o nome do centro hospitalar

O presidente da Câmara de Tondela disse esta sexta-feira que o seu homólogo em Viseu deve um pedido de desculpas às populações e instituições daquele primeiro concelho, por causa das afirmações proferidas sobre o nome do centro hospitalar.

«O presidente da Câmara de Viseu, que respeitamos pessoal e institucionalmente, deve um claro e inequívoco pedido de desculpas às populações e instituições do nosso concelho», alegou Carlos Marta.

Numa conferência de imprensa, que decorreu durante a manhã de hoje, o autarca considerou que as declarações de Fernando Ruas «são verdadeiramente inaceitáveis e merecem do executivo municipal de Tondela e das suas populações o mais veemente protesto e indignação».

Na última Assembleia Municipal de Viseu, que decorreu a 28 de fevereiro, Fernando Ruas anunciou que pretendia pedir ao ministro da Saúde a alteração do nome do Centro Hospitalar Tondela Viseu, para Centro Hospitalar S. Teotónio.

«Apanharam-nos distraídos, quando passaram a chamar Centro Hospitalar 'Qualquer Coisa' - Viseu ao Hospital S. Teotónio», terão sido as palavras de Fernando Ruas.

A 04 de março, a Câmara de Tondela solicitou a gravação da última Assembleia Municipal do Município de Viseu e diz continuar a aguardar o envio.

«Admitimos que tenha sido um lapso de linguagem, ou um momento menos bom, fruto do calor do debate político, que a todos acontece», sustentou Carlos Marta. No entanto, aguarda, «com serenidade, que o senhor presidente do Município de Viseu proceda em conformidade».

No seu discurso, o líder do município de Tondela sublinhou que mais importante de que os nomes das instituições, «importa sobretudo os serviços que são prestados no domínio dos cuidados de saúde às populações de toda a região».

«O nosso dever é facilitar a tarefa de todos os profissionais de saúde e criar os requisitos para que esta unidade hospitalar possa ter boas condições de trabalho e reivindicar, justamente, novos serviços», acrescentou.

O Centro de Radioterapia foi apontado como «uma urgência», devendo, na sua opinião, os responsáveis políticos, aos mais diversos níveis, «deixar os protagonismos individuais e trabalhar em conjunto para a conquista deste importante serviço médico».

Carlos Marta considera ainda incompreensível que os políticos se entretenham a falar e discutir na praça pública possíveis nomes de instituições, num momento de crise tão difícil como é o que o país atravessa.

«Devemos concentrar as nossas atenções, energias e determinação em procurar encontrar soluções para os diferentes problemas das nossas gentes», concluiu.

A 08 de março, o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, garantiu que não pretendeu afrontar Tondela ao propor um novo nome para o centro hospitalar que engloba os hospitais das duas cidades, mas apenas defender a sua comunidade.

«Podem não querer perceber, mas aquilo que eu disse é que nunca aceitaria um centro hospitalar qualquer coisa ¿ Viseu. Mas isso diz respeito a Tondela, a Oliveira de Frades, a S. Pedro do Sul...», ou seja, a «qualquer localização que venha à frente de Viseu», explicou então Fernando Ruas, aludindo às declarações que fez na última Assembleia Municipal.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE