Sócrates quer oposição em causa nas europeias - TVI

Sócrates quer oposição em causa nas europeias

Vital Moreira cabeça de lista do PS às europeias

Líder do PS avisa quem pretender levar às urnas as políticas do Governo no dia 7 de Junho

Relacionados
José Sócrates deixou um aviso esta noite em Castelo Branco a quem quiser transformar as eleições europeias numa oportunidade para levar as políticas do Governo às urnas. O líder socialista criticou a «maledicência» da oposição e elogiou Vital Moreira. O cabeça-de-lista do PS retribuiu. Voltou a elogiar a «coragem» do partido para escolher «um independente» e atacou a ausência de Manuela Ferreira Leite da campanha do PSD: «Cada partido tem a liderança que merece».

José Sócrates fez passar a ideia de que não pretende que as eleições europeias passem a ser apenas um prolongamento da política interna. Mas, caso isso aconteça, garantiu que não irá ficar-se apenas pela absorção de ataques.

«Nestas eleições, se alguém pensa que está em causa o Governo será preciso também dizer que está em causa a oposição, sem ideias, sem propostas, sem alternativas», disse José Sócrates, que foi intercalando o seu discurso com as medidas que foram tomadas nos últimos anos e a critica ao anterior Governo do PSD e à actual oposição laranja.

«Sofismas»

«Não basta dizer mal, não basta dizer mal, não basta dizer mal», repetiu assim numa sala com 1400 lugares sentados, com muitas bandeiras, músicas triunfalistas ao início e ao final, temperadas por jogos de luz. «A política faz-se de propostas, de ideias e não de maledicências».

José Sócrates disse que estava à espera que as propostas do PSD chegassem na altura de campanha. Mas resumiu tudo o que os sociais-democratas têm apresentado a «sofismas». «A direita não tem ideias nem propostas, mas aquelas que tem esconde-as com alguns sofismas». Quanto a estes, apresentou um exemplo: «Veio dizer a direita que o programas deles para educação e saúde é um programa misto. Sei bem o que eles querem dizer. Sistema misto quer dizer privatizar, quer dizer entregar ao mercado».

«Cada partido tem a liderança que merece»

Vital Moreira, que esta quarta-feira começou o dia em Seia, passou pela Guarda (onde tomou café com antigos colegas de liceu - veja vídeos no nosso blogue com alguns deles) e fez um desvio até à Covilhã, chegou a Castelo Branco com uma colecta das intervenções que foi fazendo nos últimos dias, dirigidas contra a direita «neo-liberal» e a «extrema-esquerda». Mas com mais à-vontade com o microfone.

«As bandeiras, as bandeiras, a do PS, a nacional, a da União, que trilogia, que bela trilogia», deixou escapar o cabeça-de-lista do PS, a dado momento, deixando levar-se emocionalmente pelo ambiente de uma sala apertada com temperatura de sauna. Porém, já antes não contivera uma farpa a Manuela Ferreira Leite.

Vital tem descrito o PSD como um partido «sem rumo», distante da identidade que lhe deu o nome de «social-democrata» (vítima de uma «metamorfose»neo-liberal, dissera ontem em Vila Real). Esta noite a incursão chegou à líder laranja. «Lamentamos que outros partidos escondam a sua liderança, porque certamente a consideram uma menos valia», atirou, para depois rematar: «Cada partido tem a liderança que merece».
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE