O economista e conselheiro de Estado Vítor Bento considera que o novo Governo está à altura dos desafios que Portugal vai enfrentar e classificou o novo ministro das Finanças como «brilhante» e como uma escolha acertada.

«O ministro das Finanças, apesar de discreto, é uma pessoa brilhante e muito determinada. Estou certo que vai fazer um excelente trabalho, é uma escolha perfeita para o momento que temos pela frente», disse.

Vítor Bento, que falava aos jornalistas à margem de um colóquio sobre «a gestão financeira pública e a crise», não comentou, no entanto, as notícias recentes de que teria recusado o convite para titular da pasta das Finanças.

O economista disse ainda que o novo Governo «está à altura do desafio que tem pela frente» e elogiou a baixa média de idades do novo Executivo.

«É um sinal muito positivo a capacidade de renovação geracional, que abre uma nova esperança e mostra várias coisas entre outras, que o país tem muitos mais talentos do que aqueles que aparecem na televisão», frisou.

O economista considerou ainda quanto aos novos ministros que «são pessoas à altura da tarefa». Mas, sublinhou, «como em tudo na vida, vamos esperar pelos resultados que estou certo que vão ser positivos».