Nuvem de cinza obriga Merkel a fazer escala em Lisboa - TVI

Nuvem de cinza obriga Merkel a fazer escala em Lisboa

Angela Merkel (Lux)

Primeiro-ministro vai esperar chanceler alemã ao aeroporto de Figo Maduro

Relacionados
O primeiro-ministro português José Sócrates vai esta sexta-feira ao aeroporto de Figo Maduro receber a chanceler alemã Angela Merkel, que fará uma inesperada escala em Lisboa, devido às perturbações do tráfego aéreo causadas pela nuvem vulcânica proveniente da Islândia.

A chanceler alemã, que regressa dos Estados Unidos, vai aterrar em Figo Maduro cerca das 15:30 e, segundo fonte do gabinete do primeiro-ministro, José Sócrates «passará no aeroporto onde terá um encontro de mera cortesia» com Angela Merkel.

Inicialmente, estava previsto que a chefe do governo alemão chegasse às 15:30 (14:30 em Lisboa) à parte militar do aeroporto de Berlim-tegel, mas o espaço aéreo sobre Berlim está encerrado devido à nuvem de cinza proveniente da Islândia.

Em alternativa, Merkel chegará a Lisboa cerca das 15:30 (hora local), antes de prosseguir viagem para a Alemanha, onde o único dos 16 aeroportos internacionais da Alemanha que permanece aberto é o de Munique, que deverá também encerrar ao fim da tarde.

De acordo com o porta-voz do governo alemão, Merkel deverá pernoitar em Lisboa e retomar o regresso à Alemanha ao início da tarde sábado, devido às regras que estipulam os tempos de paragem obrigatórios para a tripulação do avião.
Continue a ler esta notícia

Relacionados