Presidente da China ligou a Marcelo para falar sobre a evolução da pandemia - TVI

Presidente da China ligou a Marcelo para falar sobre a evolução da pandemia

Xi Jinping com Marcelo Rebelo de Sousa

Xi Jinping e o Presidente da República falaram durante a tarde desta quinta-feira

O presidente da República Popular da China telefonou, esta quinta-feira à tarde, a Marcelo Rebelo de Sousa para debater a atual pandemia.

Numa nota divulgada na presidência da República é revelado que os dois presidentes falaram sobre "temas de interesse bilateral e multilateral, em particular a atual pandemia e a evolução da situação em cada um dos dois países. Sobre essa evolução falou cada um dos presidentes, explicando o processo nacional".

"O Presidente da República Portuguesa aproveitou a ocasião para sublinhar a importância da coordenação internacional e no quadro das instituições multilaterais para enfrentar os desafios comuns, incluindo na resposta da comunidade internacional ao novo coronavírus e na necessidade de atuar de forma efetiva, tanto no âmbito sanitário global, como dos desafios da paz e segurança que a pandemia coloca", acrescenta a nota.

Neste contexto, os presidentes salientaram a cooperação em curso entre os dois países, "nomeadamente no setor de material hospitalar produzido na China e necessário ao combate da Covid-19 em Portugal".

O Presidente da República Portuguesa agradeceu os contributos de cidadãos e entidades chinesas, que doaram desse material ao povo português".

Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu ainda a intervenção de Xi Jinping face ao atraso na entrega de material, nomeadamente ventiladores, encomendado e pago por Portugal, "tendo o presidente chinês assegurado que tudo iria fazer para mais rápida resolução do assunto".

Marcelo Rebelo de Sousa fez uma visita de Estado à República Popular da China no final de abril de 2019, no decorrer da qual se encontro com Xi Jinping.

A pandemia de Covid-19 atingiu em 195 países e territórios, registando-se mais de 263 mil mortos e cerca de 3,7 milhões de pessoas infetadas a nível global, com 1,1 milhões de doentes considerados curados, segundo um balanço da agência de notícias AFP.

Em Portugal, os primeiros casos foram confirmados no dia 2 de março e já morreram 1.105 pessoas num total de 26.715 confirmadas como infetadas, com 2.258 doentes dados como recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Continue a ler esta notícia