Europa será «mais forte, mais sólida» com Tratado de Lisboa - TVI

Europa será «mais forte, mais sólida» com Tratado de Lisboa

Cimeira Luso-Espanhola em Braga (EPA/ESTELA SILVA)

Zapatero diz que cabe agora responder à esperança dos cidadãos, que «esperam com expectativa esta nova etapa»

Relacionados
A Europa torna-se «mais forte e mais sólida» com a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, uma «grande tarefa» que permite ao espaço dos 27 recuperar «forma, vitalidade, energia e visão», disse José Luis Rodríguez Zapatero.

«Aos 27 países, amigos, sócios da UE, convoco-vos para a tarefa que começa amanhã, uma grande tarefa pelo que tantos europeus, durante tantas gerações, deram o melhor de si», afirmou o primeiro-ministro espanhol, na cerimónia em Belém que marca a entrada em vigor do Tratado de Lisboa.

Saudando o facto de estar novamente em Lisboa, «uma cidade mais europeia do que nunca», Zapatero afirmou que a Europa «é grande» e que agora «cresceu e enriqueceu» com novos líderes e instituições reforçadas para o «projecto mais ambicioso desde o nascimento da democracia».

«Hoje, com o Tratado de Lisboa, será ainda mais forte, será ainda mais sólida, será ainda mais um projecto virado para uma ordem internacional de paz, de entendimento, multilateralista, de avanços a favor da igualdade, da cooperação para o desenvolvimento e da luta contra pobreza e miséria», afirmou.

«A Europa é paz, sim. Democracia, claro, e entendimento e abertura ao exterior, mas é também o continente que mais dedica ajuda a favor dos mais pobres, mais cooperação ao desenvolvimento», afirmou.

Para Zapatero trata-se dos «grandes ideais europeus», hoje renovados com a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, depois do primeiro-ministro português, José Sócrates ter cumprido «brilhantemente» a sua tarefa de conseguir o acordo e da Suécia ter conseguido concluir a sua ratificação. «Alegra-me muito que tenha sido nesta cidade (que se aprovou o Tratado). Para um espanhol é bom que todos recordemos esta nova etapa com Lisboa», afirmou.

Agora, cabe responder à esperança dos cidadãos, que «esperam com expectativa esta nova etapa», marcada por «novos êxitos». «Esperamos que sejamos essa economia forte que lidera a inovação e que mantenha o estado de bem-estar social. Que o novo conselho e a liderança da sua presidência sejam a grande influência no mundo, a favor da paz e do equilíbrio internacional», disse.
Continue a ler esta notícia

Relacionados