Bolsa de Lisboa soma mais de 2% com Galp a disparar - TVI

Bolsa de Lisboa soma mais de 2% com Galp a disparar

Ásia fechou no verde

Relacionados
A bolsa de Lisboa está novamente em «rally» e bastante acima das pares europeias.

O PSI20 alcança 2,35% para os 6.914,37 pontos, com 18 empresas no verde.

A estrela da sessão é a Galp Energia que dispara 7,42% para os 10,86 euros. Os investidores estão animados com a exploração de crude no Brasil, que decorre já no campo de Tupi e esse optimismo reflecte-se no preço das acções, que está em máximos desde Outubro. A Galp tem 10% do consórcio que explora o campo.

Segue-se a Teixeira Duarte que trepa 7,14% para os 0,83 euros.

No campo financeiro, o BCP escala 3,09% para os 0,73 euros. Os lucros do BCP terão mais que quadruplicado, de acordo com os analistas do Caixa BI.

Na energia, a EDP e a EDP Renováveis, que apresentam resultados esta semana, sobem 1,01% para os 2,79 euros e 1,52% para os 6,29 euros.

Ainda a Sonaecom, que divulga dados trimestrais esta segunda-feira após o fecho do mercado, soma 1,86% para os 1,92 euros. A empresa terá reduzido o seu prejuízo para 2,3 milhões de euros versus um prejuízo de 5,5 milhões no mesmo período de 2008, sobretudo devido a menores custos no operador móvel Optimus, segundo a média de estimativas de cinco analistas, consultados pela «Reuters».

No resto da Europa, os ganhos variam entre 0,2 e 1%, com a praça londrina (FTSE) encerrada por ser feriado.

Na Ásia, as principais praças fecharam esta madrugada em alta com o contributo das empresas de tecnologia e a banca, numa sessão marcada por feriado em Tóquio.

Nos EUA, os mercados fecharam na passada sexta-feira em alta, com dados macroeconómicos melhores que o esperado e uma subida forte nas reservas de petróleo da maior economia mundial.

Esta semana, os investidores vão estar atentos ainda a resultados de empresas, indicadores sobre o emprego e as conclusões sobre o estado financeiro dos bancos. Hoje, são aguardados os dados da Sprint Nextel, antes da abertura dos EUA. Estima-se que a operadora de telecomunicações tenha perdido 5 cêntimos por acção, segundo a Reuters.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos