Crédito a estudantes: «spread» vai variar consoante sucesso - TVI

Crédito a estudantes: «spread» vai variar consoante sucesso

  • Sónia Peres Pinto
  • 10 set 2008, 14:35
Bancos

Montante de crédito varia entre mil e 5 mil euros

Relacionados
Os empréstimos a estudantes universitários foram esta quarta-feira reforçado com a adesão do Grupo Crédito Agrícola que passam a ser disponibilizados já a partir do ano lectivo que está a arrancar.

Recorde-se que, estes empréstimos são disponibilizados aos alunos a custo reduzido, sem fiador e têm como objectivo custear a formação.

«Este sistema lançado pelo Governo no final de 2007 abrangia mais de 3.100 estudantes no final de Julho. Pretende-se agora duplicar o número de alunos abrangidos por estes empréstimos durante o próximo ano lectivo», revela o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago.

O «spread» máximo a aplicar é de 1%, no entanto, poderá ser reduzido se o aluno tiver um maior aproveitamento escolar. Já o prazo de reembolso é de 6 a 10 anos, após a conclusão do curso.

«A ideia é bonificar os alunos que tenham melhor desempenho escolar, ou seja, a taxa vai reduzindo à medida que o rendimento vai aumentando», salienta o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Este fundo de garantia mútua conta ainda com a participação do BPI, BCP, BES, Santander Totta, CGD, Montepio Geral e Banif. O montante do crédito varia entre mil a 5 mil euros, com um máximo de 25 mil euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE