Europa tem de se preparar para uma nova vaga de gripe das aves - TVI

Europa tem de se preparar para uma nova vaga de gripe das aves

Uma «estrela com asas» que faz as delícias dos Alunos

A responsável pela agência de prevenção de doenças da UE admitiu hoje que o risco de gripe das aves na Europa diminuiu, mas advertiu para a possibilidade de uma segunda vaga na Primavera.

Relacionados
«Creio que o vírus foi trazido para a Europa pelas aves migratórias, mas muito provavelmente já foram para longe», afirmou Zsuzsanna Jakab, directora do Centro Europeu para a Prevenção e Controlo das Doenças.

«Foi também por isso que a propagação não alastrou» além da Turquia, Roménia, Croácia e Rússia, onde a perigosa estirpe H5N1 da gripe foi identificada em aves mortas.

Mas quando as aves migratórias regressarem, na Primavera, «poderemos sem dúvida esperar de novo o aparecimento do vírus», disse Jakab. "Teremos de estar preparados para uma segunda vaga".

Acrescentou que, embora a preocupação dos europeus com a gripe das aves tenha baixado «para o nível que merece», o continente deve continuar a preparar-se para a eventualidade de uma mutação do vírus que o torne facilmente transmissível entre os seres humanos.

«Temos de estar extremamente vigilantes e continuar os preparativos para uma possível pandemia», concluiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE