Produção na construção baixa 8% em Setembro - TVI

Produção na construção baixa 8% em Setembro

Engenheiros

A produção no sector da construção e obras públicas apresentou uma diminuição de 8% no terceiro trimestre deste ano, face ao homólogo. Uma tendência que foi seguida também no emprego e volume de trabalho do sector.

Relacionados
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), Esta evolução negativa da produção representou um agravamento da actividade de 0,5 pontos percentuais (p.p.) em relação ao resultado observado no trimestre findo em Agosto.

«Ambos os segmentos da construção apresentaram agravamentos com andamentos semelhantes ao total, sendo, no entanto, a construção de edifícios que contribuiu de forma mais significativa para a quebra do índice», refere.

Este segmento registou a quebra mais intensa, tendo revelado uma variação homóloga de menos 8,2% (menos 7,9% em Agosto), tendo resultado um contributo negativo de 5,6 p.p. para a diminuição do volume da produção.

O segmento de obras de engenharia, registou uma variação homóloga de menos 7,7% (menos 6,7% em Agosto) tendo contribuído com menos 2,4 p.p. para a variação do índice total.

No trimestre concluído em Setembro, e relativamente ao trimestre terminado em Agosto, a produção no sector da construção registou uma variação negativa, de cerca menos 1%, o que representou uma recuperação de 5,2 p.p. face ao resultado anterior.

A construção de edifícios teve uma variação negativa de 1,1% (menos 6,9% em Agosto), e as obras de engenharia registaram uma variação de menos 0,9%, após o resultado de menos 4,7% em Agosto.

A taxa de variação média do sector nos últimos 12 meses foi de menos 5,8%, tendo-se deteriorado 0,6 p.p. em relação à observada no trimestre terminado em Agosto (menos 5,2%).

O segmento da construção de edifícios apresentou uma variação média negativa de 6,5% (menos 5,9% em Agosto) e o de obras de engenharia registou uma variação negativa de 4,2% (menos 3,6% em Agosto).
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos