Grupo Galucho quer abrir fábrica no Leste da Europa - TVI

Grupo Galucho quer abrir fábrica no Leste da Europa

O grupo Galucho, um dos maiores fabricantes europeus de máquinas e equipamentos agrícolas e de transportes, está interessado em abrir uma nova fábrica no Leste da Europa.

A Polónia foi o mercado inicialmente equacionado, mas neste momento, a Ucrânia e a Bulgária são os países em estudo, afirmou o administrador da empresa, Carlos Justino, à Agência Financeira.

«Chegámos a pensar na Polónia, fomos lá várias vezes, mas de cada vez que lá íamos os preços aumentavam, quer de mão-de-obra, quer de instalações e terrenos», disse. «Nesta altura estamos a estudar os mercados da Ucrânia e da Bulgária».

O grupo Galucho, sedeado na zona de Sintra, tem já unidades na Espanha, Alemanha e França, mas procura uma nova plataforma no Leste da Europa. O administrador garante que esta nova fábrica não serviria para deslocalizar nenhuma produção e sim «para aumentar a produção».

Além das quatro unidades de produção, o grupo exporta para cerca de 50 países, espalhados pelos cinco continentes. «A área agrícola emprega cerca de 480 funcionários mas, no total, o grupo tem cerca de mil colaboradores», explicou o administrador.

No ano passado, «só a área de equipamentos agrícolas registou uma facturação de 30 milhões de euros, dos quais metade corresponde a exportação», concluiu.
Continue a ler esta notícia