Sonae Indústria regista prejuízos de 108 milhões - TVI

Sonae Indústria regista prejuízos de 108 milhões

Sonae

Volume de negócios da empresa desce 14% em 2008

A Sonae Indústria anunciou esta quinta-feira que registou um prejuízo de 108 milhões de euros em 2008, o que contrasta com lucros de 79 milhões de euros no ano anterior.

De acordo com um comunicado emitido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa justifica o tombo com a redução da procura e os processos de reestruturação na Europa e África do Sul, que geraram perdas de 43 milhões de euros.

O volume de negócios da Sonae Indústria também teve um mau desempenho. Comparando com o ano de 2007, o volume de negócios diminuiu 14%, atingindo os 1.769 milhões de euros.

O EBITDA total atingiu 139 milhões de euros.

Ano de «deterioração significativa»

Já no corrente ano registou 100 milhões de euros, o que inclui o efeito negativo de cerca de 55 milhões de euros recorrentes do aumento do custo de químicos.

«Em 2008, contrariamente ao excelente ano de 2007, sofremos uma deterioração significativa da nossa performance», diz a empresa.

Destacam-se dois factores principais por detrás desta queda: diminuição de volumes e subida acentuada de custos, apesar das medidas que temos vindo a implementar de redução de custos fixos e aumento de eficiência.

«Dado o enfoque que temos vindo a dar relativamente a uma gestão orientada para maximização de cash flow, conseguimos reduzir o fundo de maneio em 65 milhões de euros», disse o presidente executivo da empresa, Carlos Bianchi de Aguiar, citado em comunicado.

As acções da Sone Indústria fecharam a sessão desta quinta-feira a recuar 0,20% para 1,54 euros.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos