Lucros do BES sobem 60% para 488 milhões - TVI

Lucros do BES sobem 60% para 488 milhões

bes2

O Banco Espírito Santo registou um resultado líquido de 487,8 milhões de euros nos primeiros nove meses deste ano.

Relacionados
Este valor traduz um aumento de 60 por cento face ao registado no período homólogo.

De acordo com o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), «excluindo os factos não recorrentes assinalados no segundo trimestre, os resultados ter-se-iam elevado a 450 milhões de euros».

O crédito a clientes cresceu 17,5%, enquanto os recursos totais de clientes elevaram-se 14,5%.

«A área internacional continuou a dar um forte contributo: cresceu 43,4% e os recursos de clientes aumentaram 22,1%», avança o BES

O produto bancário comercial aumentou 15,2% para os 1.182 milhões de euros, enquanto o resultado financeiro alcançou os 708,4 milhões de euros (ou seja, mais 15,3%).

O resultado bruto somou mais 44,9% até aos 834,6 milhões de euros, sendo que a progressão dos custos operativos, em termos homólogos, foi de 4,8%, com o «Cost to Income» a reduzir-se para 45,2% (quando no período homólogo tinha sido de 53,3%).

Minimizar efeitos da crise do «subprime»

«Nos passivos financeiros manteve-se a evolução positiva dos trimestres anteriores a qual apontava para uma recuperação gradual da margem dos recursos que, até Setembro do corrente exercício, passou a ser positiva em torno dos 7 pontos de base.», avança o BES.

Assim, o acerto destas medidas, «conjugado com a solidez do Grupo e com o facto de o seu rácio de transformação se situar em 124%, permitiu minimizar os efeitos da crise do subprime e salientamos a política de gestão de activos e passivos e a sua adequação ao ciclo», sublinha a instituição.
Continue a ler esta notícia

Relacionados