Fernando Gomes vai para a Galp ganhar 15.000 euros - TVI

Fernando Gomes vai para a Galp ganhar 15.000 euros

Galp_logo

O antigo presidente da Câmara do Porto, Fernando Gomes foi nomeado ontem administrador executivo da Galp Energia.

Para além das benesses inerentes ao cargo de administrador-executivo (cartão de crédito, carro com motorista e prémios de resultados), Fernando Gomes deverá auferir um salário na ordem dos 15 mil euros por mês, segundo avança o «Correio da Manhã».

Tal como afirmou ao mesmo jornal, Fernando Gomes deverá agora deixar o Parlamento para se dedicar, em exclusivo, à gestão da maior petrolífera portuguesa.

O ex-autarca do Porto vai ficar com os pelouros da GalpPower, empresa responsável pelos projectos das centrais de co-geração, e da Galp Exploração, empresa que gere a actividade de extracção de petróleo bruto e que gere as concessões de poços em Angola e no Brasil.

Fica também com a empresa Sóturis que gere todo o património imobiliário da Galp.

Curiosamente, alguns dos pelouros que Fernando Gomes vai agora gerir eram da responsabilidade de Guido Albuquerque, primo do ex--ministro Morais Sarmento, durante a presidência de Ferreira do Amaral.

Recorde-se ainda que o Conselho de Administração da Galp Energia nomeou ainda José António Marques Gonçalves para presidente da comissão executiva da petrolífera (CEO). Marques Gonçalves, ex-presidente da Opel Portugal que era actualmente director-geral da fábrica da General Motors em Inglaterra, além da presidência-executiva da Galp Energia, ficará directamente com o pelouro do Aprovisionamento, Refinação e Logística.
Continue a ler esta notícia