CP marca nova greve para dia 23 - TVI

CP marca nova greve para dia 23

Greve na CP

Trabalhadores vão exigir uma solução «à medida» para os cortes salariais aplicados na empresa

Relacionados
O Sindicato dos Maquinistas (SMAQ) marcou uma greve para 23 de Março, com os trabalhadores a exigirem uma solução «à medida» para os cortes salariais aplicados na empresa, à semelhança do se passou na transportadora aérea do Estado, a TAP.

«Os maquinistas decidiram avançar para a greve, das 05:00 às 09:00 do dia 23 de Março. Os maquinistas farão greve nesse período de trabalho, na sequência de uma reunião (com a administração) que foi inconclusiva. Os maquinistas não podem continuar a trabalhar num regime que não tem uma definição clara das condições de trabalho, disse hoje à agência Lusa o presidente do SMAQ, António Medeiros.

«Nós não estamos dentro de um balcão, o nosso posto de trabalho é à dimensão do país e isto tem de ser resolvido como foi na TAP e na Carris», acrescentou.

A TAP negociou com o Ministério das Finanças uma solução «à medida» para os cortes salariais, que passa por descontos progressivos nos subsídios de férias.

No final, os trabalhadores da TAP acabam por descontar menos do que um trabalhador com igual salário bruto na Função Pública e nas outras empresas do sector empresarial do Estado.

«É preciso contar com a especificidade da laboração no caminho-de-ferro. Não será igual à TAP, mas do género da TAP, em que reconheceram que há especificidades laborais que têm de ser contempladas», disse António Medeiros, ressalvando que «isso nada tem a ver com os cortes».
Continue a ler esta notícia

Relacionados