Há um «risco gigantesco» na subida de juros - TVI

Há um «risco gigantesco» na subida de juros

Euro

Banco Central Europeu admitiu na quinta-feira subir os juros já no mês de Abril

Relacionados
O coordenador do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, considerou este Domingo que a subida de juros, admitida pelo governador do Banco Central Europeu (BCE), é «um risco gigantesco» para toda a União e particularmente para países vulneráveis como Portugal.

«O risco que esse aumento determina para as economias que já foram sacrificadas, como a Grécia ou a Irlanda, ou estão sob ataque, como Portugal ou Espanha, e para toda a Europa, é gigantesco», afirmou Louça, citado pela Lusa, no encerramento de um encontro com partidos de esquerda e sindicatos europeus, contra a regressão social na União Europeia, que se realizou no Porto.

No caso português, que este ano pedirá 40 mil milhões de euros para refinanciar a dívida ¿ o equivalente um quarto do Produto Interno Bruto -, o país arrisca a pagar o dobro dentro de dez anos, ou seja, 15 mil euros por minuto, precisou.

«Se a esta dívida for imposto o juro extorsionário dos mercados financeiros, mais a subida de juro do BCE, isso quer dizer que daqui a dez anos, se a dívida fosse contraída por esse período, estaríamos a pagar 80 mil milhões pelos 40 mil milhões pedidos num só ano», alertou.

O encontro de partidos de esquerda e sindicatos europeus foi uma iniciativa do European Left, Partido da Esquerda Europeia, que visa a criação de uma plataforma comum para defender «a economia europeia e o emprego».
Continue a ler esta notícia

Relacionados