O grupo IKEA vai investir em Portugal 1,1 mil milhões de euros até 2015, duplicando o investimento que previam em 2008. O objectivo é abrir cinco novas lojas e criar 10 mil postos de trabalho.

«Este investimento de 1,1 mil milhões de euros determina a vontade da IKEA em continuar e em reforçar o investimento em Portugal», disse o responsável do grupo em Portugal, António Machado, em entrevista à Lusa.

O plano de investimento em Portugal até 2015 foi actualizado e, em vez dos 660 milhões de euros de investimento anunciados em Maio de 2008, a IKEA vai aumentar o investimento para 1,1 mil milhões de euros.

Veja aqui a reportagem

O grupo quer fechar 2015 com um total de sete lojas em Portugal, ou seja, mais cinco espaços a juntar aos já existentes em Matosinhos e Alfragide. Ao mesmo tempo, «queremos abrir mais três centros comerciais, nomeadamente o Mar Shopping, em Matosinhos, o Centro Comercial Regional do Algarve e um retail park em Gaia», como explicou António Machado.

A quase duplicação do investimento representa um aumento de postos de trabalho directos que passa de 4.500 previsto em 2008 para os seis mil postos de trabalho directo e mais quatro mil postos indirectos, somando cerca de 10 mil postos de trabalho.
Redação / RL