Bosch terá prejuízos e mais despedimentos este ano - TVI

Bosch terá prejuízos e mais despedimentos este ano

Carros

Espera-se quebras nas vendas até 15%

A Bosch terminará o ano com prejuízos e quebras nas vendas até 15 por cento, pela primeira vez em 50 anos, anunciou esta quinta-feira, em Gerlingen, o presidente executivo, Franz Fehrenbach.

De acordo com a agência Lusa, o maior fornecedor mundial de componentes para automóveis, que em 2008 tinha 283 mil empregados, anunciou também que, em resulado da crise, terá de prescindir de um número de trabalhadores «indeterminado» ao longo do ano.

Desde o início da crise, a Bosch já despediu três mil pessoas e colocou 93 mil em regime de trabalho parcial, em várias das 140 filiais espalhadas pelo mundo.

Em 2008, os lucros da Bosch já tinham caído 87%, para 372 milhões de euros após impostos, e o volume de vendas diminuiu 2,6%, para 45,1 mil milhões de euros.

Na principal rubrica, a técnica automóvel, as vendas foram 6,9% inferiores a 2007, cifrando-se em 26,5 mil milhões de euros.

Estes resultados ficaram a dever-se sobretudo ao arrecimento da conjuntura no sector automóvel, sublinhou Fehrenbach.

Só automóvel prejudica

Em contrapartida, nas restantes componentes industriais, a Bosch aumentou as vendas em 13% no ano passado, para 6,7 mil milhões de euros.

Tal ficou a dever-se parcialmente à aquisição do fabricante da painéis fotovoltaicos Ersol Solar Energy, e à venda de componentes para produção de energia aeólica, disse o presidente executivo.
Continue a ler esta notícia