Opel: Merkel diz que só ajuda empresas com futuro - TVI

Opel: Merkel diz que só ajuda empresas com futuro

Angela Merkel (arquivo)

Governo deu prazo de «várias semanas» para decidir sobre uma eventual apoio

Relacionados
Perante a crise, o Governo alemão só ajudará as empresas «com futuro», adverte esta quarta-feira na imprensa a chanceler alemã, Angela Merkel, numa alusão ao caso do construtor de automóveis Opel, refere a Lusa.

«Apoiaremos empresas como a Opel se as nossas ajudas puderem garantir-lhes um futuro, mas não no caso de não servirem para nada porque a empresa fracassou no mercado», afirma Merkel numa entrevista ao diário popular Bild.

O Governo alemão deu-se recentemente um prazo de «várias semanas» para decidir sobre uma eventual ajuda à Opel, filial da norte-americana General Motors que emprega perto de 26.000 pessoas na Alemanha e 50.000 na Europa.

A Opel reclama 3,3 mil milhões de euros em ajudas públicas para escapar à falência.

«Antes de decidirmos, aguardamos decisões importantes dos Estados Unidos, nomeadamente o que conta fazer a casa-mãe da Opel, General Motors, que independência pode dar à Opel ou o que sucederá às patentes da Opel», sublinha a Chanceler.

«Em tudo o que fazemos para enfrentar a crise, temos sempre em consideração as finanças públicas e a margem de manobra para as gerações futuras. Não podemos satisfazer todos os pedidos», acrescentou, frisando «não ser naturalmente» possível ajudar certas empresas e deixar cair outras, nomeadamente as PME, na falência.

«É por isso que estamos a determinar critérios de decisão que finalmente venham a ser válidos para todas as empresas, seja qual for a sua dimensão», assinalou.

Angela Merkel manifestou ainda a sua «admiração» pela maneira como os trabalhadores da Opel lutam pela empresa e pela sua disposição de fazer sacrifícios «para equilibrar os erros do passado da direcção». «Isso comove-me», concluiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados