Contrato com Embraer deve ir quinta-feira a Conselho de Ministros - TVI

Contrato com Embraer deve ir quinta-feira a Conselho de Ministros

Aeronáutica: acordo com Embraer

Basílio Horta diz que é projecto firme

Relacionados
O contrato de investimento com a aeronáutica brasileira Embraer na região de Évora está a ser analisado pelo Ministério das Finanças e deverá ir a Conselho de Ministros na quinta-feira, revelou o presidente da AICEP.

Em declarações à «Lusa», Basílio Horta garantiu que «esse sim, é um projecto de investimento importante e fundamental, tanto para Évora como para o país», em contraponto ao projecto Skylander, cuja empresa anunciou recentemente desistir da região alentejana para se fixar em França.

A construtora aeronáutica brasileira tem projectadas duas fábricas de componentes para Évora, num projecto avaliado em 170 milhões de euros e que já foi formalizado com o governo português.

«O memorando de entendimento já foi assinado, falta agora o contrato, que está a ser analisado pelo Ministério das Finanças e deverá ir a Conselho de Ministros já na próxima quinta-feira», disse Basílio Horta, garantindo que este é um «projecto firme».

O investimento da Embraer divide-se entre a criação de uma fábrica de estruturas metálicas (perto de 117 milhões) e de uma fábrica de produção de peças em materiais compósitos e montagens de conjuntos (cerca de 52 milhões).

As duas fábricas têm o final de 2009 como data marcada para a entrada em funcionamento e deverão criar cerca de 600 postos de trabalho directos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados