Número de assinantes de telemóveis cresce 16% para 14,3 milhões - TVI

Número de assinantes de telemóveis cresce 16% para 14,3 milhões

Telemóveis já servem para consultas médicas

Taxas de crescimento são as mais elevadas dos últimos anos

Relacionados
O número de assinantes do Serviço Telefónico Móvel (STM) cresceu 15,5 por cento face ao trimestre homólogo de 2007 em Portugal para um total de 14,3 milhões de assinantes.

De acordo com dados da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), divulgados esta quarta-feira e referentes ao segundo trimestre deste ano, o valor representa igualmente uma subida de 4,8% face aos três primeiros meses deste ano. Algo que leva o regulador das telecomunicações a concluir que estas taxas de crescimento «são as mais elevadas dos últimos anos».

Por outro lado, o peso dos cartões pós-pagos no total de assinantes cresceu 2,9 pontos desde o segundo trimestre de 2007, fazendo com que esta modalidade de acesso represente cerca de 25% do total de subscrições. No espaço de um ano, contabilizam-se mais 936 mil cartões pós-pagos, 181 mil dos quais no segundo trimestre de 2008.

Cada dono de telemóvel envia em média 137 SMS por mês

«Esta evolução estará associada, entre outros factores, à adesão dos assinantes de serviços de dados baseados no UMTS (Universal Mobile Telecommunications System) que, tipicamente, implicam o pagamento de uma mensalidade», refere a Anacom.

Quanto aos cartões pré-pagos, representam os restantes 75% do total de assinantes. Este tipo de cartões tem crescido a taxas consistentemente inferiores às taxas dos cartões pós-pagos. No entanto, no segundo trimestre, os pré-pagos cresceram a taxas duas vezes superiores à média dos quatro trimestres anteriores.

Assim, os cartões pré-pagos cresceram 4,6% em termos trimestrais e 11,3% em termos anuais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados