Bancos não estão emprestar dinheiro à indústria têxtil - TVI

Bancos não estão emprestar dinheiro à indústria têxtil

  • Sónia Peres Pinto
  • 26 jan 2009, 15:27
Têxtil e calçado

Instituições financeiras quando aprovam empréstimos aumentam os spreads

Relacionados
Os bancos não estão a emprestar dinheiro à indústria têxtil. A garantia foi dada esta segunda-feira pelo presidente da Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção (Anivec/Apiv), Orlando Lopes da Cunha à Agência Financeira.

De acordo com o responsável, as instituições financeiras portuguesas «estão a levantar muitas dificuldades na concessão de crédito e, em muitos casos, aumentam os spreads», salienta.

Esta tendência não é «bem vista» por Orlando Cunha, principalmente numa altura em que «o Banco Central Europeu baixou as taxas de juro para os 2%, as taxas Euribor não param de descer e os bancos penalizam as empresas ao recusar crédito e a aumentar spreads», acrescenta à AF.

Têxtil: «Estado não pode asfixiar a sua própria indústria»

Recorde-se que, o Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, chegou a admitir, a meio de Dezembro, que se os bancos não cumprirem as condições previstas nas garantias bancárias poderão ficar sem as mesmas, nomeadamente se as instituições não fizerem chegar o crédito às empresas.

Seguradoras não asseguram valor das encomendas

A recusa de muitas seguradoras em assegurar o valor das encomendas tanto para o mercado nacional como o internacional, é outra medida que está a penalizar o sector.

«Até aqui as companhias de seguros responsabilizavam-se pelas encomendas, agora não. Isso significa que, o risco agora é muito mais elevado», conclui.

É de referir que este não é um caso isolado. Os industriais portugueses de calçado já admitiram que estavam a recusar encomendas do estrangeiro porque não conseguem fazer seguros de crédito, preferindo deixar de vender do que arriscar não receber o pagamento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos