«Vamos todos pagar o BPN» - TVI

«Vamos todos pagar o BPN»

Bagão Félix

Bagão Félix sustenta que Estado injectou 3,5 mil milhões de euros que pode não recuperar

Relacionados
O anúncio da reprivatização do Banco Português de Negócios (BPN) está a gerar quase tanta polémica como a decisão de nacionalizar o banco há cerca de um ano. Mas quem vai ser mais penalizado será o contribuinte que vai pagar este processo, defende Bagão Félix, ex-ministro das Finanças, citado pelo «Corrreio da Manhã».

Agora, de um lado da barricada estão os clientes que admitem travar a reprivatização do BPN para assegurar a defesa dos seus interesses. Do outro, o Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas, cujo presidente Delmiro Carreira apoia a reprivatização.

Recorde-se que o Estado já injectou um total de 3,5 mil milhões de euros na instituição financeira e, o ex-ministro das Finanças, esse dinheiro dificilmente será devolvido ao Estado.

«Os futuros accionistas vão pagar para terem um banco. Os contribuintes vão também pagar, mas vão ficar sem nada», sintetiza Bagão Félix. O Governo já admitiu que a prioridade não é a recuperação do dinheiro da Caixa Geral de Depósitos, mas sim devolver a instituição «em condições de estabilidade e solidez financeira a alguém capaz de a gerir bem».

De referir que a reprivatização do Banco Português de Negócios (BPN) passa pela abertura de um concurso público para a venda de 95% do capital a uma instituição financeira e 5% a trabalhadores.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE