Bancos: Constâncio quer saber se portugueses estão a par - TVI

Bancos: Constâncio quer saber se portugueses estão a par

  • Rui Pedro Vieira
  • 21 abr 2009, 20:50
Bancos: Constâncio quer saber se portugueses estão a par

Banco de Portugal vai lançar inquérito à literacia financeira e quer resultados ainda este ano

Os portugueses estão bem informados sobre os produtos financeiros? O Banco de Portugal quer saber até que ponto e está a preparar um inquérito à literacia financeira da população, que será desenvolvido este ano.

De acordo com o Relatório de Supervisão Comportamental 2008, apresentado esta terça-feira, o banco liderado por Vítor Constâncio está a preparar o lançamento da referida análise por entender que esta é a primeira etapa para se delinearem «estratégias nacionais de educação financeira».

E o que pretende saber o Banco de Portugal? «Avançar com o levantamento de elementos importantes na comunicação das instituições com os clientes bancários, nomeadamente a definição do tipo de linguagem mais adequada, os conceitos financeiros a utilizar, ou a clarificar, e o tipo de informação que deve ser transmitida sobre os diferentes produtos financeiros», resume a instituição na sua nota de intenções.

O principal objectivo do inquérito é, precisamente, ficar a saber quais as áreas ou os produtos financeiros em que existe maior défice de informação, de compreensão e de formação da população.

Para que serve?

Os resultados do inquérito serão utilizados pelo Banco de Portugal na definição de projectos, para, refere o BdP, contribuir para «a transparência e a clareza da informação prestada pelas instituições de crédito aos clientes bancários e também na avaliação das medidas implementadas ou em vias de concretização».

Prevê-se ainda que o inquérito permita chegar ao grau de exclusão financeira da população portuguesa e as causas que lhe estão subjacentes, o que levará também à caracterização dos hábitos de gestão da conta bancária, à avaliação da capacidade de planeamento de despesas, o tipo de produtos bancários detidos pelas famílias e os processos de escolha para a sua aquisição

O inquérito terá uma abrangência nacional, e terá em conta diferenças como as ligadas ao género, classes etárias, critérios geográficos, participação no mercado de trabalho e nível de escolaridade.

«Prevê-se que os resultados do inquérito sejam publicados ainda em 2009», explica o BdP.
Continue a ler esta notícia