BCP poderá emitir até 1,2 mil milhões em valores mobiliários - TVI

BCP poderá emitir até 1,2 mil milhões em valores mobiliários

  • Sónia Peres Pinto
  • 17 fev 2009, 17:19
BCP

Banco afasta recurso às garantias do Estado

(Notícia actualizada às 19h55)

O BCP garantiu esta terça-feira ter liquidez suficiente para responder às necessidades de 2009 e de 2010.

Segundo as contas do banco de Santos Ferreira, está previsto ter uma carteira total, no final deste ano, a rondar os 9 mil milhões de euros.

Emissão de valores mobiliários

Ao mesmo tempo, a instituição financeira prevê emitir até 1,2 mil milhões de euros em valores mobiliários com vista a aumentar os rácios de capital. Santos Ferreira não quis, no entanto, adiantar quais serão esses valores, dizendo apenas que «estamos neste momento a discutir com as autoridades», revela em conferência de imprensa.

O responsável admitiu, todavia, que estes valores não estão relacionados com acções, nem com as acções preferenciais a subscrever pelo Estado.

Descarta aumento de capital

O responsável afastou também a hipótese de vir a realizar um novo aumento de capital.

«A nossa convicção quanto à possibilidade de o banco ter um Tier I de 8,5% em Setembro é muito clara e muito forte», salientou o presidente.

«O capital só se aumenta quando é necessário. É uma decisão que não deve ser tomada só porque os outros bancos decidiram fazer» referiu Santos Ferreira, quando questionado se ia seguir os passos do Banco Espírito Santo que já anunciou que irá aumentar o capital em 1,2 mil milhões de euros.

Acção assente em 3 pilares

O presidente do BCP garantiu ainda que a sua acção este ano vai assentar em três pilares: solidez e confiança (tendo em conta uma análise cuidada do risco), compromisso com a «performance» (com especial enfoque nos clientes e no controlo dos custos) e o compromisso com a sustentabilidade desse modelo.

Sem recurso às garantias do Estado

Santos Ferreira voltou a afirmar que não está previsto o recurso às garantias do Estado, mas admite que se sente confortável por saber que existe essa verba disponível. «Sinto-me confortável em saber que existe 4 mil milhões de euros que podem ser emitidos em caso de necessidade».

O presidente do maior banco privado acrescentou também que é importante que os bancos comecem a emitir sem essa garantia, uma vez que, no entender do mesmo, «só assim se recupera a confiança dos mercados».

Recorde-se que, os lucros do BCP caíram 64 por cento para os 201 milhões de euros em 2008.
Continue a ler esta notícia