Privado Holding teme cenário de falência do BPP - TVI

Privado Holding teme cenário de falência do BPP

Banco Privado Português

«Eventual liquidação» seria grave para economia e a primeira a nível europeu

Relacionados
A Privado Holding está preocupada com a decisão do Conselho de Administração do Banco Privado Português (BPP) de suspender os pagamentos e teme que o desfecho represente um cenário de liquidação.

«Uma tal medida só poderá ser entendida à luz de um cenário admitindo a eventualidade de uma liquidação do BPP, circunstância que, a ocorrer, seria a única prejudicial para todos os interesses envolvidos: do Estado, dos depositantes, dos clientes de retorno absoluto, de detentores de obrigações e de empréstimos, bem como de investidores nacionais e estrangeiros», refere a entidade em comunicado.

BPP suspende todos os pagamentos

Clientes do BPP entregam lista de contas bloqueadas

A administração da Privado Holding considera que uma eventual rejeição do plano de recuperação e saneamento apresentado há poucos dias atrás pelo BPP às autoridades competentes «constituiria um enorme dano para a credibilidade do sistema financeiro nacional, já que representaria a primeira falência de uma entidade bancária a nível europeu».

Segundo a mesma entidade, isso traria «consequências graves» para a economia real e para a imagem externa do país.

No mesmo documento, a Privado Holding reafirma que a candidatura proposta pelo BPP ao mecanismo de recapitalização das instituições financeiras não representará uma injecção a fundo perdido de dinheiro dos contribuintes mas uma entrada de capital passível de posterior recuperação pelo Estado.

«Ao mesmo tempo, permite evitar um esforço financeiro bastante mais vultuoso por parte do Estado, numa eventual situação de liquidação», acrescenta.
Continue a ler esta notícia

Relacionados