Saiba que bancos recebem mais reclamações - TVI

Saiba que bancos recebem mais reclamações

  • Rui Pedro Vieira
  • 21 abr 2009, 20:15
Bancos

Deutsche Bank foi alvo de mais queixas nos depósitos e crédito habitação

Pela primeira vez, o Banco de Portugal decidiu divulgar a proporção de reclamações por instituição financeira no seu Relatório de Supervisão Comportamental 2008. E a conclusão é que o número de reclamações é, em geral, baixo, sendo que do total das recebidas no ano passado, 52 por cento não apontavam para infracção por parte dos bancos.

Ou seja, mais de metade das reclamações vem-se a revelar sem fundamento.

«Os números de reclamações em relação ao número de produtos e serviços é muito pequeno», disse esta terça-feira o governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, na sessão de apresentação do documento.

No entanto, nos depósitos à ordem, o banco que mais foi alvo de reclamações foi o Deutsche Bank, que registou 224 por cada 10 mil contas, seguido do Banco Popular (com 57 por cada 10 mil contas) e do Banco Best (com 56).

No que diz respeito ao crédito à habitação, o Banco de Portugal apurou que o maior número de reclamações foi também sobre o Deutsche Bank (com 877 por cada 10 mil contas), com o Banco Popular Portugal (com 509) em segundo e o Santander Totta (com 477) em terceiro.

Já nos créditos ao consumo e outros créditos, a Crediagora surge à frente nas reclamações com 226 por cada 10 mil contas, seguida da Caixa Leasing e Factoring (com 202) e o BBVA (com 178).

Best pior nos cheques e cartões

No que toca aos cheques, o Banco Best foi o que recebeu mais reclamações em 2008 (numa proporção de 439 por cada 10 mil contas), com o Deutsche Bank (com 54) e a Caixa Geral de Depósitos (com 18) nas posições seguintes.

Por fim, ao nível dos cartões de débito e de crédito, o mesmo relatório aponta o Banco Best em primeiro lugar (com 549 reclamações por cada 10 mil contas), logo seguido do Barclays (com 210) e o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (com 156).
Continue a ler esta notícia