Líderes da Sonae Sierra e Distribuição de saída - TVI

Líderes da Sonae Sierra e Distribuição de saída

Sonae Indústria

Álvaro Portela e Nuno Jordão deixam de ser CEO a partir de Março de 2010. Sonae Distribuição dividida em três áreas de negócio

Relacionados
Os presidentes executivos (CEO) da Sonae Sierra, Álvaro Portela, e da Sonae Distribuição, Nuno Jordão, vão deixar os cargos a partir de Março de 2010. O primeiro sai por considerar que este é o «timing certo», depois de 20 anos como CEO da Sonae Sierra, e Nuno Jordão deixa o cargo por «questões de saúde», como fez questão de explicar na apresentação dos resultados da empresa.

A estas mudanças na estrutura da Sonae, somam-se as mudanças na organização. Paulo Azevedo, anunciou a divisão da Sonae Distribuição em três áreas de negócio: Modelo Continente, Retalho Especializado e Imobiliário Retalho.

Paulo Azevedo, que falava na apresentação dos resultados de 2008 do grupo, enquadrou a divisão daquela empresa nas «decisões estruturais» tomadas pelos 20 gestores de topo da Sonae, após 18 meses de análise.

O presidente do grupo anunciou também a fusão dos centros operativos da Sonae Distribuição e Sonae Holding, sublinhando que estas alterações significam «um enfoque maior no retalho», sem descurar a atenção nas empresas participadas. E anunciou também que vai ser iniciada uma nova área de gestão de investimentos activos na área dos seguros (MDS), das agências de viagem (Raso) e na MaxMat.

Estas notícia surgem no mesmo dia em que foram conhecidos os resultados do universo empresarial da Sonae. Assim, os lucros da Sonae SGPS caíram 71% para 80 milhões de euros, enquanto os da Sonae Distribuição cresceram 2% para 171 milhões. Por outro lado, a Sonae Sierra passou de lucros a prejuízos de 116 milhões de euros.

Lucros da Sonae SGPS caem 71%

Álvaro Portela, que Paulo Azeevedo dissse suspeitar ser o «melhor develloper de centros comerciais do mundo», irá assumir vários cargos não‐executivos no Grupo Sonae depois de deixar a presidência executiva da Sonae Sierra, enquanto Nuno Jordão continuará como administrador da Sonae, ou melhor, e como explica a empresa, será «encarregado de funções compatíveis com a sua disponibilidade de tempo».

Lucros da Sonae Distribuição sobem 2% para 171 milhões

«Durante 2009, a Comissão Executiva irá dedicar bastante tempo à preparação das equipas de gestão para o futuro e, adicionalmente, tanto o Álvaro Portela como o Nuno Jordão estão empenhados em aconselhá‐las e treiná‐las mesmo para lá do termo dos respectivos mandatos como CEO», refere uma nota da presidência da Sonae, comunicada esta quarta-feira ao mercado.

Com a divisão da área da distribuição, Luís Moutinho vai ocupar no imediato o cargo de vice-presidente executivo (deputy CEO) do negócio Modelo Continente e Miguel Mota Freitas fica também como Deputy CEO no negócio do retalho especializado. Reportam ambos a Nuno Jordão. No negócio do imobiliário, ainda não foi nomeado um responsável, mas irá reportar a Paulo Azevedo.

CMVM suspende negociação das acções da Sonae

No caso da Sonae Sierra, as mudanças vão mais longe e começam a ser implementadas a 1 de Abril: Fernando Oliveira passará da Sierra Developments para «Deputy CEO», Ana Maria Oliveira passará da Sierra Investments para a sua liderança, Pedro Caupers passará do Propery Management & Leasing para a liderança da Sierra Investments e João Correia de Sampaio será nomeado membro do Conselho de Administração, passando do Property Management &Leasing Iberia para as mesmas funções em toda a Europa, incluindo «Key Accounts».

Na SonaeCom não haverá qualquer alteração.
Continue a ler esta notícia

Relacionados