Turismo: alemães, russos, polacos e brasileiros são prioridade - TVI

Turismo: alemães, russos, polacos e brasileiros são prioridade

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Estes países compensam perda de turistas britânicos, resultante da desvalorização da libra esterlina

O secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, afirmou esta segunda-feira no Porto que os mercados da Alemanha, Rússia, Polónia e Brasil podem compensar este ano a perda de turistas britânicos em Portugal.

«No mercado alemão, o segundo para Portugal, as perspectivas são relativamente animadoras», disse Bernardo Trindade, na primeira de 15 sessões informativas de apresentação das medidas de apoio ao sector do turismo que o Governo tem programadas para vários pontos do país, avançou a Lusa.

O secretário de Estado acrescentou que o previsível crescimento de visitantes da Rússia, Polónia e Brasil poderá também contribuir para compensar a quebra de turistas britânicos, resultante da desvalorização da libra esterlina.

«Portugal é reconhecido como uma referência em segurança a todos os níveis», afirmou, destacando também o esforço que está a ser feito na concentração das regiões de turismo em entidades regionais com maior escala e maqior capacidade de promoção.

Na sessão, o adjunto de Bernardo Trindade, Filipe Silva, referiu que o número de turistas provenientes do Reino Unido, Alemanha e Espanha caiu em 2008, mas houve uma recuperação de visitantes de outros países, como França e Holanda, que permitiu atingir resultados positivos.

Entre 2007 e 2008, as receitas do turismo português cresceram 1,7 por cento, o número de hóspedes aumentou 0,7 por cento e o tráfego aéreo subiu 6 por cento, tendo descido apenas o número de dormidas, em 1,5 por cento, disse Filipe Silva.

A criação da rede de directores do turismo, as campanhas de marketing em parceria com as companhias de aviação de «low-cost» e a actual campanha publicitária de promoção do turismo interno foram iniciativas destacadas por Filipe Silva para apoiar o turismo português no actual contexto de crise internacional.

O Governo, em parceria com a Confederação do Turismo Português, lançou recentemente uma central de promoções na Internet (www.descubraportugal.com.pt), que só na primeira semana recebeu 385 promoções.

«O nosso objectivo é chegar ao fim do ano com um milhão de visitas», afirmou Bernardo Trindade, sublinhando que esta central de promoções «não é um portal de reservas» nem pretende concorrer com outros serviços disponíveis na Internet, estando vocacionada para «facilitar a promoção» das ofertas turísticas portuguesas.
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