Crise e Qimonda em debate no Parlamento Europeu - TVI

Crise e Qimonda em debate no Parlamento Europeu

Parlamento Europeu

Próxima sessão plenária realiza-se entre segunda e quinta-feira em Estrasburgo

Relacionados
A actual crise económica, o risco de encerramento da Qimonda e a situação na Guiné-Bissau serão alguns dos assuntos em destaque na próxima sessão plenária do Parlamento Europeu, entre segunda e quinta-feira em Estrasburgo, refere a Lusa.

Na terça-feira, a Comissão Europeia vai fazer declarações sobre o risco de encerramento da Qimonda na Alemanha e em Portugal e da perda de milhares de empregos na Europa, seguindo-se um debate com os eurodeputados.

Há sensivelmente um mês, a 5 de Fevereiro, os eurodeputados portugueses Ilda Figueiredo e Pedro Guerreiro (PCP), Jamila Madeira, Manuel dos Santos, Ana Gomes, Elisa Ferreira e Sérgio Sousa Pinto (PS), Silva Peneda (PSD) e Ribeiro e Castro (CDS-PP) enviaram uma carta ao primeiro-ministro português, à chanceler alemã e ao Presidente da Comissão Europeia a chamar a atenção para a situação alarmante que se vive na Qimonda.

Qimonda tem pouco tempo

Na missiva enviada a José Sócrates, Angela Merkel e Durão Barroso, na sequência das conclusões da audição sobre a Qimonda promovida pelos deputados do Grupo da Esquerda Unitária, os eurodeputados pediram «os esforços necessários de todas as formas possíveis» para assegurar que o processo de falência da fábrica alemã da Qimonda, com encerramento previsto para 30 de Março, possa ser travado.

Relatório sobre plano de relançamento apresentado 4ª

A crise financeira e económica continua a ser outro tema incontornável, e estará em destaque no debate que se realizará no plenário quarta-feira sobre a «Cimeira da Primavera», agendada para 19 e 20 de Março, e que será consagrada precisamente à resposta da UE face à crise.

Cavaco diz que há abertura para resolver Qimonda

Uma semana antes da Cimeira, os eurodeputados vão debater a agenda da reunião de chefes de Estado e de Governo dos 27 com um representante da presidência checa e com o presidente da Comissão, Durão Barroso.

Também na quarta-feira, a deputada Elisa Ferreira vai apresentar o relatório da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu sobre o plano de relançamento da economia europeia proposto pela «Comissão Barroso» a 28 de Janeiro.

Após a discussão no hemiciclo, que se realizará durante os debates consagrados aos direitos humanos, os deputados europeus votarão uma resolução.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE