Quase 60% dos stands automóveis de usados não cumprem regras - TVI

Quase 60% dos stands automóveis de usados não cumprem regras

Cerca de 58 por cento dos stands de automóveis de usados em Portugal são incumpridores. Essa é uma das conclusões da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) depois de ter efectuado na quinta-feira uma acção de fiscalização.

O objectivo, de acordo com o comunicado da ASAE, era «verificar as regras que regulam esta actividade, em especial no que diz respeito às informações obrigatórias que devem estar afixadas de modo bem visível nos veículos».

Estas informações referem-se à matrícula, preço, ano de construção conforme o livrete, a data de matrícula, os registos anteriores de propriedade, garantia de fábrica (prazo da garantia e quilómetros, ou qualquer outra dada pelo fabricante, cuja validade ainda não tenha expirado) e garantia de usado (prazo ou quilómetros, ou outra garantia que o vendedor conceda).

Foram inspeccionados 155 operadores em todo o país por 36 brigadas da ASAE que instauraram 90 processos de contra ordenação. «As principais infracções verificadas pelas brigadas da ASAE foram a falta de cadastro comercial, a falta de informações obrigatórias, a falta de indicações em venda de veículos usados, a falta de livro de reclamações e a falta de marcação de preços».
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE