Lusoceram investe 25 milhões e põe robôs a trabalhar - TVI

Lusoceram investe 25 milhões e põe robôs a trabalhar

Dinheiro euros

Nova unidade para produzir telhas é considerada a mais moderna da Europa

Relacionados
A cerâmica Lusoceram, em Torres Vedras, investiu 25 milhões de euros na autonomização de uma nova fábrica de produção de telhas, considerada a mais moderna da Europa, para ganhar maior competitividade no mercado sem despedir trabalhadores.

Na nova unidade, o fabrico das telhas é assegurado por tecnologia de ponta que funciona de forma autónoma e em que os poucos trabalhadores se limitam a verificar a qualidade do produto e a introduzir dados em computador.

«É uma aposta na competitividade e na requalificação das pessoas e dos produtos», disse à agência Lusa o director-geral da empresa, Rui Vieira.

A substituição de trabalhadores por robôs que asseguram toda a linha de produção, desde a cozedura da telha até ao embalamento permitiu à cerâmica da multinacional espanhola Uralita criar uma nova marca, cuja relação qualidade/preço permite alcançar uma maior rentabilidade.

«É um caminho inevitável porque se não fizéssemos este investimento teríamos quebras muito maiores em termos comerciais e não conseguiríamos entrar em novos mercados», explicou o responsável, adiantando que a aposta passar por entrar em mercados de países da Europa central e de leste e reforçar a presença no Médio Oriente.

35 postos de trabalho

Ainda que com custos de produção mais elevados, a empresa estima através da nova tecnologia conseguir uma poupança na factura energética entre os 15 e os 20%.

O recurso a menos trabalhadores não implicou despedimentos, mas antes um investimento na qualificação de funcionários excedentários de outras unidades da empresa, os quais vieram ocupar os 35 postos de trabalho criados pela nova linha.
Continue a ler esta notícia

Relacionados