Preço do gás em Espanha baixa 3,6% mas electricidade sobe - TVI

Preço do gás em Espanha baixa 3,6% mas electricidade sobe

Electricidade

País acumula défice de 6 mil milhões de euros

Relacionados
O preço do gás em Espanha vai baixar uma média de 3,6 por cento, mas por outro lado a electricidade vai subir a mesma percentagem, no primeiro trimestre do próximo ano, de acordo com a proposta do Ministério da Indústria, enviada à Comissão de Energia local (CNE).

A alta da luz não vai assim reflectir o défice tarifário que o país acumula de 6 mil milhões de euros, uma vez que para isso era necessário um aumento de 30% como foi proposto pelo regulador espanhol CNE. O Governo condicionou esta subida e propõe que se encontre uma solução para este problema.

Tal como em Portugal, há vários anos que os preços finais da electricidade em Espanha não reflectem os verdadeiros custos de produção da mesma para não pesar demasiado no orçamento das famílias.

No que toca ao gás, a descida decorre das promessas feitas pelo ministro da Indústria, Miguel Sebastián, depois de aumentar este serviço em 10%, na última revisão em Outubro. No entanto, também aqui há polémica porque os comercializadores de gás em Espanha estão descontentes.

De referir que há empresas portuguesas a actuar nesta área no país vizinho. Na electricidade, a EDP está presente através da HC Energia e, no gás, a Galp.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos