Governo pede à Galp para revelar custos e proveitos - TVI

Governo pede à Galp para revelar custos e proveitos

Manuel Pinho

Informações sobre negócio de armazenagem e transporte

Relacionados
O ministro da Economia acaba de anunciar algumas medidas, na sequência da investigação da Autoridade da Concorrência (AdC), cujos resultados foram apresentados esta manhã, na Assembleia da República.

Manuel Pinho, que falava também numa comissão parlamentar, anunciou, nomeadamente, que decidiu «solicitar imediatamente à Galp que torne pública informação até agora de natureza confidencial, relativa à estrutura de custos e proveitos da actividade de armazenamento e transporte de combustíveis líquidos».

Recorde-se que, entre as medidas recomendadas pela AdC no relatório estava precisamente uma melhoria da informação aos consumidores. Ao contrário do que se esperava, a AdC não aconselhou a separação dos negócios da Galp, nomeadamente retirar à petrolífera o negócio de transporte e armazenamento, admitindo que não foram encontrados indícios de quaisquer entraves à entrada de concorrentes neste negócio.

A Galp controla este negócio no mercado nacional, que representa dois cêntimos por litro na formação dos preços dos combustíveis. Mas, para além deste, a Galp é também a única refinaria do País, negócio que engole uma parte bem maior do preço final de venda ao público, tanto da gasolina, como do gasóleo.

No caso da primeira, a refinação representa 43 cêntimos e no caso do segundo 52 cêntimos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE