Só 3% dos portugueses vão aumentar poupanças este ano - TVI

Só 3% dos portugueses vão aumentar poupanças este ano

  • Rui Pedro Vieira
  • 19 mar 2009, 14:01
Dinheiro (arquivo)

Gastos em viagens, lazer e telemóveis estão no topo das prioridades para este ano

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Apenas 3 por cento dos portugueses vão aumentar as suas poupanças este ano. Já 18% tem intenção disso.

As conclusões são do Observatório Cetelem 2009, apresentado esta quinta-feira, que apontam ainda para compras mais selectivas e consumo mais racional.

Portugueses dispostos a cortar em tabaco e cafés

Até os mais ricos já correm atrás de preços baixos

Quando o tema é o aumento das despesas, 23% toma a tendência como certa, enquanto 62% tem intenções disso.

«Portugal continua a apresentar um saldo positivo elevado, que é de 44%, no balanço entre consumo e poupança», referiu a responsável pelo Observatório Cetelem, Conceição Caldeira da Silva, na conferência de imprensa que decorreu em Lisboa.

O estudo, que se estende por 13 países europeus, dá conta de um ligeiro regresso do optimismo para este ano. No entanto, Portugal é excepção: numa escala de 0 a 10, em que 0 é muito mau e 10 muito bom, os inquiridos avaliam a situação actual e futura do país com um 2,8. A média dos países analisados é de 4,4.

«A moral das famílias portuguesas continua nos últimos lugares do ranking e em decréscimo face ao ano anterior», disse ainda Conceição Caldeira da Silva, que justifica a tendência com os impactos da crise financeira.

Cinco anos sucessivos de diminuição do poder de compra destruíram a já fraca confiança portuguesa, justifica ainda o documento.

Corte total nos créditos

Como é altura de apertar o cinto, apenas 1% dos portugueses dizem que esperam subscrever um crédito imobiliário no próximo ano, enquanto 0% fará um crédito ao consumo.

Além disso, quando o tópico é que compras vão fazer nos próximos 12 meses, 19% esperam investir em viagens e lazer, 16% em electrodomésticos e telemóveis, 12% em imobiliário e 10% em televisão, vídeo e aparelhagens.

Por regiões, os algarvios esperam comprar mais telemóveis e carros, os alentejanos também concentram as opções de investimento no automóvel, ao passo que nas zonas interiores, bem como em Lisboa e Porto, a vontade de gastar em viagens e lazer é o tópico mais mencionado.

No Centro Litoral, as intenções de compra para este ano pendem para os electrodomésticos, enquanto que no Norte Litoral, o produto mais mencionado é o telemóvel.

Ao nível de compras na Internet, a tendência geral é de descida, com excepção dos produtos alimentares: Portugal regista um crescimento de 11 pontos nas intenções de compra para 2009.
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