Actividade económica abranda em Fevereiro - TVI

Actividade económica abranda em Fevereiro

Dinheiro [arquivo]

Consumo privado também cai

Relacionados
A actividade económica diminuiu no passado mes de Fevereiro, depois de um mes de estagnação, de acordo com os indicadores de conjuntura calculados pelo Banco de Portugal (BdP). Por seu lado, o consumo privado também caiu no mês em questão face ao anterior.

A instituição liderada por Vítor Constâncio realça que, de acordo com os Inquéritos de Opinião da Comissão Europeia, no período de três meses terminado em Fevereiro, verificou-se uma diminuição da confiança dos consumidores, na indústria transformadora, no sector da construção, no comércio a retalho e no sector dos serviços, face ao quarto trimestre de 2008. Todos estes indicadores de confiança registaram valores mínimos históricos.

Por outro lado, no que diz respeito ao consumo privado, no período de três meses terminado em Janeiro, o índice de volume de negócios no comércio a retalho, divulgado pelo INE, diminuiu 1,6 por cento em termos reais.

Euro evidenciou uma apreciação face às principais moedas

De forma a enquadrar esta informação, o BdP sublinha ainda que, na reunião de 5 de Março, o Conselho do Banco Central Europeu (BCE) reduziu as taxas de juro oficiais em 50 pontos base (p.b.), fixando-se a taxa de juro aplicável às operações principais de refinanciamento em 1,5 por cento e as taxas da facilidade permanente de absorção e de cedência de liquidez em 0,5 e 2,5 por cento, respectivamente.

Portugal recebe apoio de 102 milhões

Em termos bilaterais, no mesmo período, o euro evidenciou uma apreciação face às principais moedas: 1,8 por cento face ao dólar, 2,5 por cento face à libra esterlina, 3,7 por cento face ao franco suíço e 11,8 por cento face ao iene.

Durante o mês de Fevereiro, o preço internacional do petróleo continuou a oscilar entre 40 e 45 dólares (32 e 36 euros) por barril.
Continue a ler esta notícia

Relacionados