Espanha: inflação harmonizada cai oito décimas em Março - TVI

Espanha: inflação harmonizada cai oito décimas em Março

Bandeira Espanha

Em Abril vai se saber se a economia espanhola entrou ou não pela 1ª vez em deflação

A taxa de inflação harmonizada (IPCH) espanhola, usada nos cálculos europeus, caiu oito décimas em Março e entrou pela primeira vez num valor interanual negativo, de menos 0,1 por cento, segundo dados antecipados.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol salientou que é a primeira vez em toda a série histórica deste indicador, que começou em Janeiro de 1997, que o valor entra em terreno negativo, avançou a Lusa.

Trata-se da oitava descida consecutiva do Índice de Preços de Consumo Harmonizado (IPCH), um índice que, apesar de ligeiras variações, coincide geralmente com a inflação geral.

O valor da inflação (IPC) deverá ser conhecido a 15 de Abril, altura em que se poderá confirmar se a economia espanhola entrou ou não, pela primeira vez, em deflação.

Desde 1961, quando se começou a registar o IPC, nunca houve em Espanha uma taxa negativa de crescimento dos preços.

Desde Julho de 2008, quando atingiu o valor máximo de 5,3 por cento, o IPCA desceu 4,6 pontos, coincidindo com a redução no preço do petróleo e a descida nos preços de alguns alimentos.

O IPCA, que é usado depois pelo Eurostat para o incorporar no cálculo do índice de inflação na União Europeia, serve como indicador avançado do comportamento dos preços em Espanha.
Continue a ler esta notícia