EUA: bancos podem reembolsar Estado mas com condições - TVI

EUA: bancos podem reembolsar Estado mas com condições

Dólares

Garantir a estabilidade do sistema financeiro é um dos objectivos

Relacionados
Os bancos norte-americanos que tenham recebido ajuda do Estado Federal só serão autorizados a reembolsá-lo em determinadas condições

As condições visam garantir que o reembolso é feito «no interesse económico nacional», segundo o site do jornal «Financial Times», que cita um responsável governamental.

O objectivo é garantir a estabilidade do sistema financeiro em geral, não criar uma incitação ao desendividamento que agrave os problemas do crédito e a recessão, e a capacidade da banca em emprestar para sustentar a retoma.

O presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, disse no domingo que o «teste de resistência» a que as 19 maiores instituições bancárias norte-americanas estão sujeitas para avaliar a sua solidez e eventuais necessidades de capitais, está em vias de conclusão.

Vários destes bancos, que pretender libertar-se de qualquer forma de fiscalização por parte do Estado, manifestaram o desejo de reembolsar o mais rapidamente possível os fundos públicos que receberam desde Novembro passado.

O principal conselheiro de Obama para questões económicas, Lawrence Summers, afirmou no domingo que a administração quer que «os bancos reembolsem o Estado», acrescentando, no entanto, não pretender que o façam de forma a agravarem os seus problemas «deixando-os sem fundos adequados».
Continue a ler esta notícia

Relacionados