França deve entrar em recessão este trimestre - TVI

França deve entrar em recessão este trimestre

Sexta-feira serão conhecidos primeiros números

Relacionados
O Produto Interno Bruto (PIB) francês deverá cair 0,6 por cento no primeiro trimestre deste ano, no que será o segundo trimestral consecutivo indiciando o início de uma recessão há muito esperada, de acordo com estimativas divulgadas esta segunda-feira, escreve a Lusa.

O Instituto francês de Estatísticas anuncia sexta-feira os primeiros números sobre o PIB para o conjunto do ano de 2008, mas a maior parte dos economistas, bem como o governo, antecipam que os números da economia para o primeiro trimestre deste ano «serão muito maus», antecipando uma queda da ordem de 1 por cento.

Na semana passada, a ministra da Economia, Christine Lagarde, tinha afirmado que a situação económica do país no último trimestre de 2008 «nunca tinha sido vista», falando num «afundamento da produção industrial, sobretudo em Novembro e Dezembro».

FMI prevê recuo de 1,9%

Nesse cenário, o crescimento da economia no conjunto de 2008 cairia para 0,7-0,8 por cento, de acordo com as previsões disponíveis.

Christine Lagarde confirmou também que o Governo aguardava a publicação dos dados do Instituto francês de Estatísticas para rever as suas previsões de crescimento em 2009, que actualmente estimam um aumento entre 0,2 e 0,5 por cento.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Comissão Europeia prevêem para 2009 um recuo do PIB francês de 1,9 por cento e 1,8 por cento, respectivamente.
Continue a ler esta notícia

Relacionados