G20: Obama confiante em sucesso da próxima reunião - TVI

G20: Obama confiante em sucesso da próxima reunião

Barack Obama: «O país que inventou o automóvel não o pode abandonar»

Depois dos ministros das Finanças ter admitido que estavam dispostos a tomar todas as medidas necessárias para restabelecer crescimento

Relacionados
O presidente norte-americano Barack Obama manifestou este sábado confiança no sucesso da próxima cimeira de Chefes de Estado do G20 no combate à crise económica mundial e desmentiu qualquer tipo de desacordo no seio dos países mais ricos e emergentes.

Após um encontro de cerca de duas horas com o seu homólogo brasileiro, Lula da Silva, na Casa Branca, em Washington, o dirigente norte-americano rejeitou a existência de «posições divergentes», avançou a Lusa.

Recusando que essas posições venham da Casa Branca, Obama afirmou aos jornalistas que a «não ser que haja uma fonte secreta na Administração (norte-americana)» qualquer divergência é «contrária» à política definida pelos norte-americanos.

O presidente reportava-se ao desacordo apontado, nomeadamente, entre os Estados Unidos e a Europa.

Medidas de relançamento fortes

Quinta-feira, Obama reclamou uma coordenação entre os membros do G20 para controlar o sistema financeiro e medidas de relançamento «suficientemente fortes» para responder à crise mundial, mas franceses e alemães opuseram-se aos planos de relançamento.

Hoje, os ministros das Finanças do G20 declaram-se dispostos a «tomar todas as medidas necessárias para restabelecer o crescimento» da economia internacional sem limite de tempo.

Lula da Silva também manifestou a sua confiança no sucesso do encontro agendado para 2 de Abril, em Londres.

«O presidente Obama e eu estamos convencidos que esta crise económica pode levar à tomada de decisões políticas na cimeira do G20», disse o presidente brasileiro, acrescentando que todos os «dirigentes estão convencidos da necessidade de tomar decisões rapidamente» para tranquilizar os mercados e renovar a confiança pública.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE