General Motors vai despedir 47 mil - TVI

General Motors vai despedir 47 mil

Opel Astra

Empresa pode precisar de mais 16,6 mil milhões de dólares

Relacionados
A General Motors, maior construtora automóvel dos EUA, anunciou terça-feira que irá despedir 47 mil pessoas em todo o mundo, encerrar cinco fábricas nos EUA e que deverá precisar de 30 mil milhões de dólares para superar crise.

A construtora apresentou terça-feira ao Governo dos EUA um plano de reestruturação profundo, ao abrigo do acordo com o Congresso do qual, em troca, a empresa recebeu 13,4 mil milhões de dólares de empréstimo do Estado.

O plano entregue ao Departamento do Tesouro afirma que empresa poderá necessitar de mais 16,6 mil milhões de dólares de financiamento público, caso as condições económicas se agravem, mas que poderá tornar-se rentável em dois anos e devolver o total dos fundos emprestados até 2017.

Planos de reestruturação revistos até 31 de Março

A administração norte-americana irá rever os planos de reestruturação da General Motors e da Chrysler até 31 de Março, podendo revogar os empréstimos concedidos às duas construtoras caso o Governo não aprove os planos.

A revisão dos planos poderá ser estendida até Abril mas se o Governo norte-americano revogar os empréstimos as empresas poderão ser forçadas a abrir falência.

A General Motors prevê ficar sem liquidez financeira antes do prazo de revisão dos planos terminar, pedindo mais apoio financeiro ao Governo, baseando-se na previsão mais pessimista do mercado automóvel.

Em Janeiro, a empresa pediu ao Governo norte-americano um empréstimo de 18 mil milhões de dólares, recebendo apenas um compromisso de empréstimo de 13,4 mil milhões, incluindo quatro mil milhões de dólares que recebeu esta semana.
Continue a ler esta notícia

Relacionados