Recessão na Alemanha agravou-se no quarto trimestre de 2008 - TVI

Recessão na Alemanha agravou-se no quarto trimestre de 2008

Dinheiro

As quebras dos investimentos industriais e a contribuição negativa do comércio externo explicam no essencial este mau desempenho da principal economia europeia

Relacionados
A recessão na economia alemã agravou-se no último trimestre de 2008 e o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 2,1 por cento, informou esta sexta-feira o Gabinete Federal de Estatísticas (Destatis).

Segundo esta instituição oficial, com sede em Wiesbaden, no centro do país, trata-se do maior recuo trimestral do PIB desde a reunificação alemã, em 1990, avança a Lusa.

Foi também a terceira contracção consecutiva trimestral do PIB, depois de ter recuado 0,5 por cento nos dois trimestres anteriores.

A contracção da economia alemã foi maior do que esperado, já que em Janeiro o Destatis contava que o recuo do PIB se situasse entre 1,5 e 2,0 por cento no último trimestre do ano passado.

As quebras dos investimentos industriais e a contribuição negativa do comércio externo explicam no essencial este mau desempenho da principal economia europeia.

Segundo o Destatis, as exportações declinaram consideravelmente mais do que as importações e as despesas de consumo também recuaram em relação ao terceiro trimestre.
Continue a ler esta notícia

Relacionados